ARTIGO ESPECIAL: A importância do Turismo Rural

Murilo de Carvalho Góes
Geógrafo e Jornalista

FOTO: Murilo de Carvalho Góes
O turismo rural é uma atividade de muita valia, que deve ser ecologicamente correta, sustentável e justa, além de possui uma característica típica dos ambientes rurais. Novas funções para as famílias que estão praticando esta atividade estão surgindo, promovendo uma visão mais ampla das comunidades envolvidas.
Muitos dos apreciadores do turismo rural fazem parte do meio urbanizado e veem nas paisagens das fazendas, sítios, chácaras e estâncias, a oportunidade de conhecer espaços de diferentes valores (belas paisagens, menos poluição e barulho e mais tranquilidade, em contato com a natureza).

Esta atividade satisfaz as necessidades dos visitantes e de quem trabalha na área, movimentando comunidades rurais, gerando novas vitrines e mercados para produtos artesanais, fontes de renda e diminuição do êxodo rural. Promovem ainda o intercâmbio entre as culturas e a consciência da preservação do ambiente.

As belas paisagens lavrenses são inspiradoras e de grande potencial para empreendimentos, tanto os já instalados como para novos que possam vir a ser implementados na zona rural do município. A Região do Pampa Gaúcho apresenta um forte potencial para o turismo em suas fazendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *