Apresentação

Lavras do Sul é um município brasileiro, localizado no sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, distante 320 km via rodoviária da capital estadual, Porto Alegre, e cerca de 2.400 km da Capital Federal, Brasília. Do ponto de vista regional, está à 81 km de Bagé (por estrada de chão), 64 km de Caçapava do Sul (por estrada asfaltada).

Sua colonização iniciou através do período da Missões Jesuíticas (século XXVII) e pela descoberta de jazidas de ouro (século XVIII). Por volta de 1825, iniciou-se um processo de estabelecimento como vila, dentro do período de IV Distrito de Caçapava do Sul, até o dia 9 de maio de 1882, quando se emancipou de Caçapava do Sul, através da Lei N° 1364. Dos atuais 497 municípios gaúchos, é o 54ª a ser fundado desde o início do território do Rio Grande do Sul de acordo com sua atual configuração.

Em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Lavras do Sul tem 7.410 habitantes, em um território de 2.600,969 km² e uma densidade demográfica de 2,95 hab/km². É composto por dois distritos: Sede, com cerca de 16 km² de perímetro urbano e 1.260 km² de área total; e Ibaré (Segundo Distrito), com cerca de 6 km² de perímetro urbano e 1.340 km² de área total.

Lavras do Sul tem mais de 400 km de limites com sete municípios: Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Vila Nova do Sul, São Sepé e Caçapava do Sul.

Nos dias de hoje, a agropecuária e o setor terciário são as atividades econômicas mais importantes do município. Há ótimos potenciais para o desenvolvimento da agricultura familiar, turismo e mineração.

Diversos eventos são realizados ao longo do ano, em diversos setores (festas, agronegócio, escolares, Carnaval, Tradicionalismo, culturais e outros).

É um município pacato, que recebe com hospitalidade os seus visitantes. Tem problemas e algumas desavenças, como qualquer cidade, mas não perde os seus ares de cidade pequena, sendo considerada inclusive uma “grande família”.

Lavras do Sul/RS, Brasil