Carnaval e eventos

O Carnaval de Lavras do Sul é o maior evento do município, o maior da região e um dos maiores do interior brasileiro. Tem diversos blocos, como: Grupo dos Relaxados (o Bloco de Salão mais antigo do Brasil, com 92 anos de história); Vae de Qualquer Geito (conhecido como VG, é o rival saudável do Relaxados, com mais de 85 Carnavais).

A partir do final do século XX, os blocos de jovens, dissidências dos blocos mais antigos, surgiram, como o Vira Lata, de 1980, e o Baita Fogo, de 2002. Vale destacar ainda a atuação de outros blocos, entre os atuais o Mimoso das Gurias, o Semo Feio Má Semo Carinhoso (conhecido também por SFMSC), a Turma do Nenê, As Peruas, Os Nonão, a Escola de Samba Pérola Negra, Os Bartira, Tchurulys, Cem Miséria, BDF entre outros.

Outros blocos famosos já extintos também ajudaram a abrilhantar a folia em Lavras do Sul, como As Marimbas, As Garotas, Caprichosos do Paredão, Os Pirata, BETBUC e a Escola de Samba Os Filhos do Sol.

O Clube Comercial, além da Rua Dr. Pires Porto, são os principais locais da folia lavrense, onde os munícipes e também os visitantes se divertem com bandas da região e a animação dos blocos, que também ocorre em suas sedes. As camisetas dos blocos e seus churrascos são tradições que perduram até hoje, assim como as matinês infantis no Clube Comercial. As “rádios” Galocha (do VG, na terça-feira de Carnaval) e Mugango (do Grupo dos Relaxados, no sábado de Carnaval), além da passeata do Grupo dos Relaxados na terça-feira, são sátiras aos fatos que acontecem em Lavras do Sul ao longo do ano.

A movimentação para a folia começa pela Escolha da Corte dos Soberanos, em janeiro. No fim de semana anterior ao Carnaval, acontece o torneio das equipes dos blocos carnavalescos, o Torneio Interblocos (chamado também de “Copa do Mundo de Lavras”). Muita diversão e jogos emocionantes acontecem no evento, realizado nas canchas do Camping Municipal de Lavras do Sul.

Lavras do Sul/RS, Brasil