A formação de Lavras do Sul ocorreu através da mineração, sobretudo do ouro. Hoje, as principais atividades econômicas são o agronegócio, a agroindústria, o comércio e os serviços. O Turismo tem um grande potencial para o desenvolvimento no município.
A Sociedade Esportiva Independente leva o nome do esporte de Lavras do Sul há 37 anos. Fundada em 1985, realiza um grande trabalho social, através do futsal. Neste ano, disputará a Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal.
A cultura de Lavras é muito rica e com muitos talentos. Há artesanato de lã ovina e derivados, grupos de dança, invernadas e diversos eventos (Exemplos: Noite Lavrense de Poesia e Seresta, Natal Ouro, Carnaval, ExpoLavras, Feira do Livro, Torneio Interblocos, Semana Farroupilha).
O tradicionalismo e o Carnaval são as maiores manifestações culturais do município, dando uma forte identificação à população local.
Algumas das principais figuras que representam ou já representaram Lavras do Sul no cenário nacional: o ator Paulo José (1937-2021); o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Néri da Silveira; o tradicionalista Gujo Teixeira; o ex-vice Prefeito de Porto Alegre, Glênio Peres (que faleceu em 1988); o matemático e botânico Licínio Cardoso e, mais recentemente, o cantor Afonso “Ratto” Gomez (que faz shows em várias regiões do país), a cantora Ketlen Esquírio e a repórter da RBS TV, Luiza La-Rocca.
O atual prefeito de Lavras do Sul é Sávio Johnston Prestes (PDT) e o vice-Prefeito de Lavras do Sul é Sergio Santos (MDB).
Os nove vereadores atuais de Lavras do Sul são os seguintes:
- Dimmy Leão Alves (Progressistas)
- Adilson Seixas (PDT)
- Eva Teixeira Mesa Prates (MDB)
- Guto Bittencourt (Progressistas)
- Renan Delabary (Progressistas)
- Juliano Confisco (Progressistas)
- Neto Viana (PT)
- Cleimar Biaggi (PTB)
- Nene Brito (PDT)