Geografia

Lavras do Sul faz limites com sete municípios: Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Vila Nova do Sul, São Sepé e Caçapava do Sul. Pertence à Região da Campanha (ou Pampa Gaúcho) e se localiza no sudoeste do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, a 320 km da Capital, Porto Alegre.

Apresenta o Marco Gaúcho das Águas (marco inaugurado em 2004, que é onde se encontram os divisores de águas das Bacias do Uruguai/Santa Maria, do Camaquã/Atlântico Sudeste e do Guaíba. Dentro do município, os principais cursos d’água são o Arroio Camaquã das Lavras (que banha a Sede Municipal e a Praia do Paredão); o Arroio Jaguari, que passa pelo Ibaré; e o Rio Santa Maria, no extremo oeste do município, limite com Dom Pedrito.

O relevo de Lavras do Sul apresenta planaltos de pequeno porte, mas também belos, como a Serra do Ibaré (que divide as duas metades do município), morros formados por rochas de diferentes tipos, pedras de grande tamanho (conhecidas como monolitos). Na divisa com Bagé, apresenta o Rincão do Inferno (o lado lavrense de propriedade é particular): é um belo lugar de relevo da região, com grandes rochas e elevações. Há também outras elevações ou locais de interesse, como o Curral de Pedras (Segundo Distrito), o Cerro Branco, o Tabuleiro, e a região das Palmas (limites com São Gabriel e S.M. do Sul).

A altitude média de Lavras do Sul é de 277 metros acima do nível do mar (considerada a sede municipal). Porém, o território lavrense tem altitudes que variam entre 100 m e 470 m.

Ao todo, Lavras do Sul tem 2.601 km² de extensão, é o 22º maior município gaúcho em superfície e sua densidade demográfica é 2,95 habitantes por quilômetro quadrado (2,95 hab/km²). Em 2021, a população estimada é de 7.401 habitantes (cerca de 800 no Ibaré).

A vegetação típica de Lavras do Sul é a do Bioma Pampa. A maior parte do município é composta por campos nativos, coxilhas, capões de mato e gramíneas. Em alguns pontos, podem ser encontradas vegetações típicas de outros biomas brasileiros, de pântanos ou de araucárias, ou até mesmo cactos.

Lavras do Sul/RS, Brasil