TURISMO: Região Turística do Pampa Gaúcho organiza GTs para o desenvolvimento do turismo

21 de julho de 2020 21:580 comentários
A Apatur convida interessados dos setores de gastronomia, hotelaria, agências de turismo receptivo e guias de turismo.

A Região Turística do Pampa Gaúcho está se organizando para enfrentar para enfrentar os desafios decorrentes da atual pandemia. Sejam os empreendedores, os conselhos de turismo ou a gestão pública municipal. A APATUR, ciente dos novos momentos, também está em busca de inovações que venham a destacar ainda mais as tradições, a natureza e a gastronomia da Região Turística do Pampa Gaúcho.
Nesse sentido, a Diretoria da Apatur está participando de reuniões (virtuais) com Ministério do Turismo e com GTs do RS (eventos e de turismo), no sentido de promover ações cooperativas para sensibilizar o poder público para as demandas regionais e do RS. 
Ainda, em abril de 2020, foi criado o comitê que desenvolveu o Plano Estratégico para o enfrentamento dos impactos da Covid-19. Nele, está prevista a implementação de duas Rotas Turísticas previstas para 2020, o Caminho do Enoturismo e o Caminho Gastronômico. 
Para fortalecer o setor de turismo e apoiar a criação destes caminhos, estão sendo estabelecidos Grupos de Trabalho (GT), por setores do turismo da Região Turística do Pampa Gaúcho.  A presidente da APATUR, Clori Giordani Peruzzo destaca que “É nesse momento em que o setor está em compasso de espera, aguardando o melhor momento para que o turismo retorne de maneira segura, que precisamos reunir e propor ações colaborativas”.
O primeiro grupo de trabalho, em fase de implementação foi o GT HOTEIS E POUSADAS, com a participação de vários empreendimentos da Região. Nele, o projeto ACOLHIDA NO PAMPA, pretende atuar na definição de estratégias e de ações para fortalecer o setor. 
Os próximos GTs a serem organizados são os que atuam na Gastronomia e nos serviços de Agenciamento Receptivo e de Guias de Turismo. Clori reforça a importância da participação de todos, pois o turismo é um setor que depende da integração e da colaboração. Os interessados podem se inscrever por meio do preenchimento do formulário https://forms.gle/rbDNF5wjvYLVkhY97 , ou manifestar interesse pelo email apatur.rs@gmail.com.

Deixe um comentário