EDUCAÇÃO: Escola Estadual Licínio Cardoso completa 80 anos neste domingo (02/05)

1 de maio de 2021 23:010 comentários

 “Os 80 anos da escola de todos os lavrenses”

Uma das escolas mais antigas da região completa 80 anos neste domingo, dia 2 de maio: a Escola Licínio Cardoso. Esta história riquíssima de memória afetiva e ensino qualificado começou em novembro de 1940, quando um decreto autorizou a transferência de forma gratuita de um terreno municipal para o Governo do Estado, pelo prefeito em exercício Dr. João de Araújo Aragão, tendo como finalidade a construção do Grupo Escolar Pedro Américo. Estava fundada a Sociedade de Ensino de Lavras do Sul, presidida por Leônidas Calero de Carvalho que, com contribuições espontâneas ou doações da comunidade e a decisiva atuação do então prefeito José Adail Lopes Teixeira, foi mantenedora para a concretização, implantação e fundação do Ginásio, além de seu funcionamento efetivo. 

Embora seja ainda uma grande incógnita, a data – 2 de maio – é considerada como marco inicial de funcionamento para o Grupo Escolar Pedro Américo, em 1941, e também para o início das atividades do Licínio Cardoso, em 1956, que teve autorização para funcionar por meio da portaria 687, de 26 de março desse mesmo ano. Trabalhando sempre com uma metodologia humanista, a escola pensa no aluno como um todo, não apenas no cognitivo. A importância da escola Licínio Cardoso para várias gerações de lavrenses transcende a própria história: “A base sólida de um prédio que resiste ao tempo; a base de uma educação sólida para a vida inteira”, já dizia Edilberto Teixeira em seu livro Lavras do Sul na Bateia do Tempo. Parabéns para a Escola Licínio Cardoso, a escola de todos os lavrenses!

Curiosidades

**No início das atividades, a escola teve como diretor José Samuel de Souza Barboza

**O primeiro corpo docente tinha os seguintes nomes:

-Português: Prof. José Samuel de Souza Barboza

-Latim: Padre André Gomes Munhós

-Francês: Prof. Zeferino de Bastiani

-Geografia: Vera Maria Becker Barboza

-Educação Física: Dra. Elaine Kurske

-Inglês: Agop Missirlian

-Matemática e História: Annita Ferreira de Medeiros

-Trabalhos Manuais: Irma Terezinha Barboza da Silva

-Canto Orfeônico: Dila Sastre

**A parte administrativa era constituída pelo diretor José de Souza Barboza e a secretária Nadége La-Rocca Schwartz

**Marcaram suas presenças na fase inicial:

Marcolino Izidoro Campão, Maria Isaura Silvestre Marques, Dr. Afrânio Teixeira Bulcão, Ítalo Bayard La-Rocca Teixeira, Maria Elizabetha Wolfart, Dr. Nézio Teixeira Munhós, Dione Medeiros Bittencourt, Alda Maria Poglia Lourenço, Alda Rodrigues Bulcão, Nora Teixeira Gómez, Ruth Falcão Barcellos, Ercy Lemos La-Bella e Alcino Arruda Bueno

**Na parte administrativa, os nomes eram:

 Lúcia Terezinha La-Bella Machado (auxiliar de secretaria), Balduíno Vieira da Silva e Inah Munhóz Barboza (inspetores de alunos) e Maria do Rosário de Freitas e Leda Severo Nunes (serventes), além de Maria de Lourdes Machado Vieira (doméstica) e o zelador Darcy Faria Tavares.

Pesquisa bibliográfica: Florinda Budó

Organização do texto: Cristiana La-Rocca

CONFIRA A PÁGINA DO FACEBOOK DA ESCOLA

FOTO: Murilo de Carvalho Góes

Deixe um comentário