O AUTOR

Por motivos de transparência aos internautas, especialmente aos que ficam em dúvida sobre quem produz este trabalho, apresentamos a trajetória do autor do Panorama Lavrense, o Geógrafo e Jornalista Murilo de Carvalho Góes. Este projeto não é anônimo.

Murilo de Carvalho Góes nasceu em Porto Alegre, no dia 19 de junho de 1980. Concluiu seus estudos elementares e de Ensino Médio na Capital mesmo, e é bacharel em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas, tendo concluído o curso em agosto de 2011.

Curiosamente, nenhum de seus pais ou avós nasceu em Lavras do Sul. O que levou Murilo a desenvolver o presente trabalho é o vínculo que seus familiares tinham com o Município. Sua avó materna, Elda Carvalho (In Memoriam), e seu pai, Domingos Góes (conhecido na cidade como “Mingo”), residiram em Lavras em suas juventudes. A mãe de Murilo, Carmen Góes, também tem vínculos com o Município, assim como seus demais familiares.

Torcedor do Grêmio (embora no site e nos canais institucionais procure manter a isenção com relação a futebol), Murilo procura sempre se atualizar com as informações do mundo à sua volta. Adora jornalismo, informática, Internet, livros, mapas, gramática, esportes, estatísticas, música, turismo, viagens e claro, Geografia.

Mesmo morando na Capital a vida toda, divide o amor geográfico com as duas cidades (Porto Alegre e Lavras).

Aumentou seu vínculo com Lavras do Sul através da Internet, através do Panorama Lavrense (www.panoramalavrense.com.br), que funciona desde 2007. Realiza periodicamente visitas presenciais ao Município

Em novembro de 2013, recebeu, através de indicação da Câmara de Vereadores de Lavras do Sul, o título de Cidadão Lavrense. Participou também de visitas a diversas escolas de Lavras do Sul, interagindo suas experiências com os estudantes e o futuro do Município. Também deu entrevistas para rádios de Lavras do Sul e Bagé. Em 2016, publicou seu primeiro livro, chamado “Internet e Geografia – Aplicações e Desenvolvimento” e, em 2017, com a mesma obra, participou da Feira do Livro de Lavras do Sul.

Em 2020, é colunista do Jornal Folha Lavrense, pós-graduado em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi, de Indaial, Santa Catarina), e é divulgador da Apatur (Turismo do Pampa Gaúcho), filiado à Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB Seção Porto Alegre) e também pertencente ao grupo Blogueiros do Brasil, com sede no Estado do Pará. Em março de 2020, recebeu a Moção de Congratulações da Câmara de Vereadores de Lavras do Sul, pelos serviços e informações prestadas ao Município.