O autor

Murilo de Carvalho Góes nasceu em Porto Alegre, em 19 de junho de 1980. É filho de Carmen Luzete de Carvalho Góes e Domingos Moreira Góes. Os pais de Murilo se conheceram em Lavras do Sul, embora não tenham nascido no município, porém, com o convívio com familiares e amigos, surgiu um forte vínculo com o município. A família de Murilo tem residência na cidade, aumentando ainda mais os vínculos lavrenses.

Nos últimos 10 anos, tornou-se bastante conhecido pela dedicação ao Município, através da Internet e à longa distância.

Concluiu seus estudos elementares em Porto Alegre, e é bacharel em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas, tendo concluído o curso em agosto de 2011. É Pós-graduado em Educação nas Novas Tecnologias (Uniasselvi, de Indaial/SC) e em Geografia do Brasil (Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul/RS). Também participou do curso de extensão sobre Geoprocessamento, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí).

Aos 13 anos, gostava muito de escrever livrinhos. Aos 16, gostava de montar enciclopédias artesanais. Na infância, Murilo lia os livros do irmão mais velho, Maurício, especialmente os de Geografia. Murilo adorava saber informações de países, capitais, bandeiras e outros elementos geográficos. Adorava ler jornais desde cedo (com 6 anos, já gostava de ler a Zero Hora de domingo). Foi auxiliar de escritório entre 2004 e 2007. Após, trabalhou em uma unidade de Tecnologia da Informação, em Canoas, na Grande Porto Alegre. Foi nessa ocasião que Murilo resolveu criar um site para acesso à comunidade lavrense, juntando conceitos de informática, a ausência de um canal didático (visando à pesquisa de habitantes e visitantes de Lavras do Sul) e os conceitos da Geografia.

A Geografia, os jornais, os livros e, mais recente, a Internet, são as ferramentas com que Murilo mais se identificam. E, mesmo morando na Capital a vida toda, divide o amor geográfico com as duas cidades (Porto Alegre e Lavras do Sul).

Aumentou seu vínculo com Lavras do Sul através da Internet, pelo site Panorama Lavrense (www.panoramalavrense.com.br), que funciona desde 2007.

Além da parte geográfica e didática, o jornalismo comunitário é o objetivo do Panorama Lavrense.

Murilo realiza periodicamente visitas presenciais ao Município. Em novembro 2013, recebeu, através de indicação da Câmara de Vereadores de Lavras do Sul, o título de Cidadão Lavrense, por toda a obra literária e on-line construída para o Município. Participou também de visitas a diversas escolas de Lavras do Sul, interagindo suas experiências com os estudantes e o futuro do Município. Também deu entrevistas para rádios de Lavras do Sul e Bagé. Em 2016, publicou seu primeiro livro, chamado “Internet e Geografia – Aplicações e Desenvolvimento” e, em 2017, com a mesma obra, participou da Feira do Livro de Lavras do Sul.

Também, Murilo participou de grupos de imprensa da Região da Campanha, da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre e do Grupo dos Blogueiros do Brasil.

Lavras do Sul/RS, Brasil