OVINOCULTURA: Participação de Lavras do Sul no Dia de Campo Virtual da EMATER

 

FONTE: Youtube EMATER-RS/Reprodução

Alice Araldi, da EMATER, entrevistou a sra. Rosane Prestes Teixeira, que abordou sobre a Tecelagem Lavrense. Agregar valor a esse produto, levando a um desenvolvimento dentro da propriedade rural, criação de peças, geração de renda e satisfação pessoal são alguns dos objetivos das atividades deste importante grupo de Lavras do Sul. O vídeo ainda teve a presença de Joandersson (que atua no Escritório Municipal da EMATER).

De acordo com o vídeo apresentado, Lavras do Sul tem atualmente 73 mil cabeças de ovinos em seu território. O valor agregado aumenta a valorização dos produtos, sobretudo o vestuário e artesanato de Lavras do Sul. Há técnicas tradicionais que realizam o processo de transformação da lã ovina, em muitas estâncias, realizadas pelas dedicadas artesãs.

A produção de carne ovina, artesanato e lã são, em Lavras do Sul, surgidos a partir de animais das raças Merino e Ideal. A Tecelagem Lavrense participa de feiras e promove encontros mensais, além de realizar a comercialização de suas peças. A EMATER realiza cursos, capacitações e atividades, para a manutenção de sua atuação. Em 2019, no I.E.E.Dr. Bulcão, foi realizado o Seminário de Lã para a Juventude, com a participação de, pelo menos, 200 jovens, que teve o intuito de motivar as gerações futuras, incentivando os jovens a participarem das técnicas e manter as tradições da criação de ovinos e do artesanato no município.

O vídeo com a experiênca lavrense foi exibido há pouco, no Youtube da EMATER-RS, dentro do evento Dia de Campo Virtual de Ovinocultura..

FONTE: Youtube EMATER-RS/Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *