Outubro Rosa – Mês de Prevenção ao Câncer de Mama. Relato de Vida de uma cliente especial.
Matéria e fotos por Victor Vidal Gonçalves.
Marta Berenice Vieira Soares, tem 49 anos, viúva, dois filhos, uma de 30 anos e um menino de 16, uma neta de 3 anos e é evangélica. Já passou por várias coisas na vida, assim como todas as pessoas, mas no dia 1º de maio de 2011, durante o banho, descobriu algo que ninguém quer: tinha um nódulo no seu seio.
Como ela é muito determinada e gosta de resolver tudo sozinha, não contou a ninguém, marcou um médico na cidade e ele pediu exames. Então, a batalha começou. Era a hora de contar, pois viagens, exames, sintomas começariam, sua família precisava saber e se preparar.
Não foi fácil para ninguém, pois o menino era pequeno e a pouco tempo tinha perdido o pai, mas continuamos, primeiramente, fez a mamografia, 30 de maio a biópsia e 13 de junho a confirmação estava com câncer de mama.
Tudo foi muito rápido, pois parecia que o tempo estava a lhe atropelar, a cirurgia aconteceu no dia 3 de agosto de 2011, iniciou a quimioterapia em 13 de dezembro do mesmo ano. Só ela sabe o quanto esta situação mexe com uma pessoa e com sua família.
Ela lembra como se fosse hoje: “Um ‘belo’ dia fui pentear os cabelos e começaram a cair, chamei minha filha e ela ficou horrorizada; me dizia: ‘grita, chora, faz alguma coisa, reage’, e eu simplesmente segui penteando. Foram tantos momentos e reações que poderia escrever um livro, mas as náuseas, sim essas foram de judiar!”
Ela fez seis ciclos de quimioterapia, começou a radioterapia no dia 6 de maio de 2012, realizando 45 seções e 5 reforços; fez uso de hormonioterapia por 5 anos. Até hoje tem cheiros que não consegue sentir nem de longe, algumas lembranças persistem em aparecer. A cada companheira que relata sua experiência, se revive a própria história.
Desde que inicoiu os procedimentos, Marta pode perceber a importância da conscientização da saúde feminina e o papel fundamental da campanha Outubro Rosa, pois infelizmente a mulher cuida de todos, mas muitas vezes esquece dela mesma.
Para fechar esse ciclo em vida, no ano de 2020 ela fez a mamoplastia redutora para minimizar as cicatrizes do corpo, pois as da alma acompanham a vida inteira.