Relevo e Topografia

A altitude média de Lavras do Sul é de 277 metros acima do mar. No entanto, regiões de limites com São Gabriel e Vila Nova do Sul tem altitude acima dos 460 metros. Na saída para São Gabriel e Ibaré – Parque do Sindicato Rural – a altitude é aproximadamente 400 m.

No Ibaré (distante 47 km da Sede Municipal), as altitudes locais são menores (entre 180m  e 250 m), com a Serra do Ibaré ao lado (mais de 400 m).

No limite com Dom Pedrito (às margens do Rio Santa Maria), as altitudes não ultrapassam 100 m. Esta região está localizada a quase 100 km da Sede Municipal.

As principais elevações lavrenses são a Serra do Ibaré, os Cerros da Mantiqueira, as Pontas do Salso e o Tabuleiro. O Rincão do Inferno (o lado lavrense é propriedade particular), no limite com Bagé, é outro destaque do relevo de Lavras do Sul.

Diversos tipos de rochas são encontrados em Lavras do Sul. Sua riqueza mineral fez do município o único do Rio Grande do Sul surgido através da extração do ouro e de outros minerais.

Os solos lavrenses formam campos nativos (mais de 80% do território lavrense tem esta composição), dando condições para uma pecuária de alta qualidade.

Na zona urbana, há diversas lombas (ladeiras), algumas íngremes (como a rua Oswaldo Aranha, nos altos cidade), além de vias de acesso em condições mais planas (como a avenida Coronel Galvão).

 

Lavras do Sul/RS, Brasil