Pular para o conteúdo

Sobre o Projeto

Objetivo

Desenvolver e divulgar de Lavras do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil) e região, de forma independente, carinhosa, livre, aberta, gratuita e espontânea.

O projeto está aberto a quem queira participar, com sugestões e correções. Não há restrições e não serão cobradas divulgações dos elementos turísticos de nosso Município.

Sobre o criador do projeto

Foto: Nina Boeira

 

Muitos internautas podem ficar em dúvida sobre quem produz o Panorama Lavrense. Por conta disso, mostramos, a seguir, a biografia do criador do Projeto, Murilo de Carvalho Góes, com o intuito de prestar transparência a esta iniciativa, mostrando quem o produz. O Panorama Lavrense não é um trabalho anônimo.

Murilo de Carvalho Góes (foto acima) nasceu em Porto Alegre, no dia 19 de junho de 1980. Concluiu seus estudos elementares e de Ensino Médio na Capital mesmo, e é bacharel em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas, tendo concluído o curso em agosto de 2011.

Curiosamente, nenhum de seus pais ou avós nasceu em Lavras do Sul. O que levou Murilo a desenvolver o presente trabalho é o vínculo que seus familiares tinham com o Município. Sua avó materna, Elda Carvalho (In Memoriam), e seu pai, Domingos Góes (conhecido na cidade como “Mingo”), residiram em Lavras em suas juventudes. A mãe de Murilo, Carmen Góes, também tem vínculos com o Município, assim como seus demais familiares.

Torcedor do Grêmio (embora no site e nos canais institucionais procure manter a isenção com relação a futebol), Murilo procura sempre se atualizar com as informações do mundo à sua volta. Adora jornalismo, informática, Internet, livros, mapas, gramática, esportes, estatísticas, música, turismo, viagens e claro, Geografia.

Mesmo morando na Capital a vida toda, divide o amor geográfico com as duas cidades (Porto e Lavras).

Aumentou seu vínculo com Lavras do Sul através da Internet, pelo Panorama Lavrense (www.panoramalavrense.com.br), que é desenvolvido desde outubro 2007. Realiza periodicamente visitas presenciais ao Município.

Em novembro de 2013, recebeu, através de indicação da Câmara de Vereadores de Lavras do Sul, o título de Cidadão Lavrense. ). Em março de 2020, a mesma Câmara concedeu a Murilo a Moção de Congratulações pelo trabalho realizado em prol de Lavras do Sul. Participou também de visitas a diversas escolas de Lavras do Sul, interagindo suas experiências com os estudantes do Município. Também deu entrevistas para rádios de Lavras do Sul e Bagé. Em 2016, publicou seu primeiro livro, chamado “Internet e Geografia – Aplicações e Desenvolvimento” e, em 2017, com a mesma obra, participou da Feira do Livro de Lavras do Sul.

Em 2020, tornou-se Pós-Graduado em Tecnologias Digitais Associadas à Educação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), de Indaial, Santa Catarina. Participa atualmente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB Porto Alegre), é colunista do jornal Folha Lavrense, de Lavras do Sul e faz parte do Núcleo de Turismo de Lavras do Sul (Apatur –Associação Pampa Gaúcho de Turismo). É integrante, ainda, do grupo Blogueiros do Brasil, com sede em Ananindeua, no Pará.

Contatos: http://www.facebook/blogueiromurilo, ou blogpanoramalavrense@gmail.com.

Também é importante citar a participação do editor-adjunto do Projeto Panorama Lavrense, Victor Vidal Gonçalves, um jovem talento que faz uma brilhante e valiosa contribuição para este trabalho.