VARIEDADES: Conteúdos inéditos sobre Lavras do Sul

Igreja Matriz de Santo Antônio – Maio de 2022

HISTÓRIA

A Origem de Lavras do Sul vem da mineração do ouro. O município é o único surgido através desta atividade no Rio Grande do Sul, a partir de um acampamento mineiro instalado às margens do Rio Camaquã, onde se exploravam pepitas depositadas no leito do rio.

Lavras do Sul também pode ser associada ao período das Missões Jesuíticas e das guerras relacionadas aos tratados de Fronteiras entre Espanhóis e Portugueses, no século 18, onde os limites passavam justamente no território atual do município. Por pouco, a sede de Lavras não foi estabelecida onde atualmente é o Segundo Distrito (região do Ibaré), mas o povoado desapareceu durante as Guerras Guaraníticas.

Diversas etnias, especialmente portugueses, espanhóis e negros, formaram o povo lavrense, sendo os primeiros habitantes. A partir da descoberta do ouro, a notícia se espalhou rápido e gerou movimentação na região. Por volta de 1825, já havia uma povoação, que se desenvolveu ao longo dos anos.

O português Antônio Lobo e o aventureiro espanhol Luciano Uriarte providenciam as primeiras casas de alvenaria, na metade do século 19.

O Visconde de Serro Formoso foi o responsável pela Abolição dos Escravos no município quatro anos antes da Lei Áurea, em 1884.

Em 9 de maio de 1882, através da Lei N° 1.364, a Vila de Santo Antônio das Lavras foi emancipada de Caçapava do Sul. Lavras do Sul tornou-se cidade em 1938.

A Igreja Matriz de Santo Antônio foi inaugurada em 1919, a partir das tradições católicas e de uma lenda relacionada a Santo Antônio (onde uma pepita de ouro com o formato da imagem de Santo Antônio teria sido encontrada no leito do Arroio Camaquã das Lavras).

Em 1960, Lavras do Sul (ou Sede) e Ibaré são os dois Distritos oficializados do Município.

No século 20, aumentou o acesso à água, luz e itens necessários para a população. Vários prefeitos implantaram novos recursos urbanos à cidade. Porém, algumas dificuldades ainda afetam o município (falta de oportunidades de trabalho e alguns problemas de infraestrutura). Mas claro, que o orgulho de ser lavrense, acima de tudo, é infinito.

 GEOGRAFIA

Lavras do Sul faz limites com sete municípios: Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Vila Nova do Sul, São Sepé e Caçapava do Sul. Pertence à Região da Campanha (ou Pampa Gaúcho) e se localiza no sudoeste do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, a 320 km da Capital, Porto Alegre.

Apresenta o Marco Gaúcho das Águas (marco inaugurado em 2004, que é onde se encontram os divisores de águas das Bacias do Uruguai/Santa Maria, do Camaquã/Atlântico Sudeste e do Guaíba. Dentro do município, os principais cursos d’água são o Arroio Camaquã das Lavras (que banha a Sede Municipal e a Praia do Paredão); o Arroio Jaguari, que passa pelo Ibaré; e o Rio Santa Maria, no extremo oeste do município, limite com Dom Pedrito.

O relevo de Lavras do Sul apresenta planaltos de pequeno porte, mas também belos, como a Serra do Ibaré (que divide as duas metades do município), morros formados por rochas de diferentes tipos, pedras de grande tamanho (conhecidas como monolitos). Na divisa com Bagé, apresenta o Rincão do Inferno (o lado lavrense de propriedade é particular): é um belo lugar de relevo da região, com grandes rochas e elevações. Há também outras elevações ou locais de interesse, como o Curral de Pedras (Segundo Distrito), o Cerro Branco, o Tabuleiro, e a região das Palmas (limites com São Gabriel e S.M. do Sul).

A altitude média de Lavras do Sul é de 277 metros acima do nível do mar (considerada a sede municipal). Porém, o território lavrense tem altitudes que variam entre 100 m e 470 m.

Ao todo, Lavras do Sul tem 2.601 km² de extensão, é o 22º maior município gaúcho em superfície e sua densidade demográfica é 2,95 habitantes por quilômetro quadrado (2,95 hab/km²). Em 2021, a população estimada é de 7.401 habitantes (cerca de 800 no Ibaré).

A vegetação típica de Lavras do Sul é a do Bioma Pampa. A maior parte do município é composta por campos nativos, coxilhas, capões de mato e gramíneas. Em alguns pontos, podem ser encontradas vegetações típicas de outros biomas brasileiros, de pântanos ou de araucárias, ou até mesmo cactos.

CONHECIMENTOS GERAIS

A formação de Lavras do Sul ocorreu através da mineração, sobretudo do ouro. Hoje, as principais atividades econômicas são o agronegócio, a agroindústria, o comércio e os serviços. O Turismo tem um grande potencial para o desenvolvimento no município.

A Sociedade Esportiva Independente leva o nome do esporte de Lavras do Sul há 37 anos. Fundada em 1985, realiza um grande trabalho social, através do futsal. Neste ano, disputará a Série Prata do Campeonato Gaúcho de Futsal.

A cultura de Lavras é muito rica e com muitos talentos. Há artesanato de lã ovina e derivados, grupos de dança, invernadas e diversos eventos (Exemplos: Noite Lavrense de Poesia e Seresta, Natal Ouro, Carnaval, ExpoLavras, Feira do Livro, Torneio Interblocos, Semana Farroupilha).

O tradicionalismo e o Carnaval são as maiores manifestações culturais do município, dando uma forte identificação à população local.

Algumas das principais figuras que representam ou já representaram Lavras do Sul no cenário nacional: o ator Paulo José (1937-2021); o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Néri da Silveira; o tradicionalista Gujo Teixeira; o ex-vice Prefeito de Porto Alegre, Glênio Peres (que faleceu em 1988); o matemático e botânico Licínio Cardoso e, mais recentemente, o cantor Afonso “Ratto” Gomez (que faz shows em várias regiões do país), a cantora Ketlen Esquírio e a repórter da RBS TV, Luiza La-Rocca.

POLÍTICA

O atual prefeito de Lavras do Sul é Sávio Johnston Prestes (PDT) e o vice-Prefeito de Lavras do Sul é Sergio Santos (MDB).

Os nove vereadores atuais de Lavras do Sul são os seguintes:

  • Dimmy Leão Alves (Progressistas)
  • Adilson Seixas (PDT)
  • Eva Teixeira Mesa Prates (MDB)
  • Guto Bittencourt (Progressistas)
  • Renan Delabary (Progressistas)
  • Juliano Confisco (Progressistas)
  • Neto Viana (PT)
  • Cleimar Biaggi (PTB)
  • Nene Brito (PDT)

A seguir, as funções dos representantes do Executivo e Legislativo Municipal.

O mandato do prefeito (Chefe do Executivo Municipal, escolhido em uma eleição, geralmente realizada em outubro, através do voto da população) dura quatro anos.

Algumas das principais atribuições de um prefeito:

  • Gerenciar a cidade, garantindo a gestão e o funcionamento dos serviços essenciais, implantando medidas de melhorias para os habitantes. Porém, ele não governa sozinho;
  • Fazer a nomeação dos Secretários Municipais e atuar em cooperação com os funcionários e todas as secretarias;
  • Aprovar ou vetar decisões tomadas pela Câmara de Vereadores;
  • Construção de escolas, manutenção e pagamento dos profissionais;
  • Promover, junto com as secretarias, serviços de limpeza e pavimentação das ruas, organização de trânsito, apresentação de projetos para serem apreciados na Câmara Municipal e outros.

Algumas das principais atribuições de um vice-prefeito:

  • Substituição do prefeito caso o mesmo esteja ausente, de férias, com mandato cassado ou em caso de falecimento;
  • Auxílio ao prefeito em caso de missões especiais.

Algumas das principais atribuições de um vereador:

  • Elaboração das Leis Municipais e fiscalização do Executivo;
  • Aprovação ou rejeição de projetos de lei;
  • Elaboração de decretos legislativos, resoluções, indicações, pareceres, requerimentos.
  • Discussões, propostas e aprovações das Leis do Município;
  • Participação em comissões permanentes.
  • Presença dos secretários e prefeito à Câmara, quando convidado, para prestar esclarecimentos aos parlamentares.

CARNAVAL

O Carnaval de Lavras do Sul é o maior evento do município, o maior da região e um dos maiores do interior brasileiro. Tem diversos blocos, como: Grupo dos Relaxados (o Bloco de Salão mais antigo do Brasil, com 92 anos de história); Vae de Qualquer Geito (conhecido como VG, é o rival saudável do Relaxados, com mais de 85 Carnavais).

A partir do final do século XX, os blocos de jovens, dissidências dos blocos mais antigos, surgiram, como o Vira Lata, de 1980, e o Baita Fogo, de 2002. Vale destacar ainda a atuação de outros blocos, entre os atuais o Mimoso das Gurias, o Semo Feio Má Semo Carinhoso (conhecido também por SFMSC), a Turma do Nenê, As Peruas, Os Nonão, a Escola de Samba Pérola Negra, Os Bartira, Tchurulys, Cem Miséria, BDF entre outros.

Outros blocos famosos já extintos também ajudaram a abrilhantar a folia em Lavras do Sul, como As Marimbas, As Garotas, Caprichosos do Paredão, Os Pirata, BETBUC e a Escola de Samba Os Filhos do Sol.

O Clube Comercial, além da Rua Dr. Pires Porto, são os principais locais da folia lavrense, onde os munícipes e também os visitantes se divertem com bandas da região e a animação dos blocos, que também ocorre em suas sedes. As camisetas dos blocos e seus churrascos são tradições que perduram até hoje, assim como as matinês infantis no Clube Comercial. As “rádios” Galocha (do VG, na terça-feira de Carnaval) e Mugango (do Grupo dos Relaxados, no sábado de Carnaval), além da passeata do Grupo dos Relaxados na terça-feira, são sátiras aos fatos que acontecem em Lavras do Sul ao longo do ano.

A movimentação para a folia começa pela Escolha da Corte dos Soberanos, em janeiro. No fim de semana anterior ao Carnaval, acontece o torneio das equipes dos blocos carnavalescos, o Torneio Interblocos (chamado também de “Copa do Mundo de Lavras”). Muita diversão e jogos emocionantes acontecem no evento, realizado nas canchas do Camping Municipal de Lavras do Sul.

ATUALIDADES

A pandemia de COVID-19 paralisou os eventos da cidade por dois anos. Aos poucos, a movimentação na cidade está voltando.

Em novembro de 2022, será realizada a primeira edição da Feira Universo Pecuária. Organizada pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul e diversas entidades, o evento promete ser uma grande vitrine para o Município, através da amostra de suas potencialidades.

O Projeto Fosfato Três Estradas, da empresa Águia, planeja a instalação de uma mina de fosfato, na localidade de Três Estradas, interior do município. O empreendimento (que, segundo a empresa, terá muito pouco impacto ambiental e que terá um uso sustentável) pode representar um novo tempo de desenvolvimento para Lavras do Sul.

O Município de Lavras do Sul completa em maio de 2022, 140 anos de emancipação política! PARABÉNS! VAMOS COMEMORAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.