Um bioma é caracterizado por relevo, clima, rios, animais e plantas típicas, além de cultura e população com costumes locais. Também tem problemas e soluções ambientais próprias.
Os seis biomas do Brasil são Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. O estado brasileiro do Rio Grande do Sul abriga dois biomas, a Mata Atlântica – na metade norte, Serra Gaúcha e planalto – e o Pampa (Metade Sul, região da Campanha, Fronteira Oeste e litoral).
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre o Bioma Pampa, um dos seis biomas do Brasil e o único localizado em apenas um estado brasileiro (o RS), além de se estender para Argentina e Uruguai. São mais de 160 mil km² de extensão só no Rio Grande do Sul.
O Município de Lavras do Sul tem todo o seu território (2.601 km²) dentro do Bioma Pampa. São mais de 100 municípios gaúchos dentro dele.
Alguns tipos de pessoas que habitam o Pampa são as comunidades rurais, indígenas e agropecuaristas. O relevo da região é composto por grandes planícies onduladas e elevações suaves (as coxilhas), além de depressões (locais abaixo de pontos vizinhos mais elevados). Arbustos e gramíneas são a composição principal da flora (plantas) da região e os animais típicos, são, por exemplo, a ema, o veado-campeiro e o tatu-bola.
Vários rios e riachos (localmente chamados de arroios), formam grandes bacias hidrográficas (Rio Uruguai e Rio da Prata).
Problemas ambientais que requerem atenção:
- Conversão de áreas de pastagens naturais para a agropecuária (soluções: uso sustentável do solos e práticas agrícolas conscientes, incentivo de conservação de áreas de vegetação nativa e recuperação das áreas degradadas)
- Fragmentação do habitat, com cercamento de propriedades, prejudicando a biodiversidade do bioma Pampa (soluções: corredores ecológicos para movimentação da fauna e troca de interação entre as populações);
- Uso de agrotóxicos, degradação do solo e redução da biodiversidade (solução: produção agrícola sustentável).
FONTE: Bioma do Pampa – Resumo Para Aulas. Bioma do Pampa – Resumo Para Aulas -, acesso em 13.11.2025 (com adaptações).
