CAÇAPAVA DO SUL: Primeira edição do Pampa Summit
A primeira edição do Pampa Summit, que ocorreu nesse sábado, 30 de novembro, foi encerrada com a formalização de um termo de intenções entre os ecossistemas de inovação da Metade Sul do Estado para dar longevidade à iniciativa de integração. O encontro ocorreu em Caçapava do Sul, dentro da programação da terceira Festa do Azeite de Oliva.
Entre os signatários estão representantes dos ecossistemas de inovação Área B, de Sant’Ana do Livramento, Inovamun, de Uruguaiana, Ecobah, de Bagé e da iniciativa Alegrete Cidade Inovadora. Acompanharam o compromisso representantes da Unipampa, do Sebrae-RS, do Ibraoliva, do Banrisul Consórcios e da Associação Comercial e Industrial de Caçapava do Sul. O prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves e o prefeito eleito de Caçapava do Sul, Marcelo Spode, que assistiram ao evento, também assinaram o compromisso.
A expectativa é que a próxima edição do Pampa Summit ocorra em maio de 2025, em Bagé. Nesse primeiro encontro, os quatro ecossistemas puderam compartilhar suas experiências e, em conjunto, ressaltaram a importância de investir na união entre os municípios, identificar e incentivar as pessoas que são entusiastas do tema e de não atrasar o processo de inovação para aguardar que “todos” entendam e abracem o desafio.
“Não podemos lamentar por quem não vem no começo, nem fechar as portas para quem desperta para a inovação de modo mais tardio”, ponderou o analista de projetos de inovação do Sebrae Campanha e Fronteira Oeste, Márcio Silva.
A programação do Pampa Summit incluiu, ainda, a apresentação de oportunidades de inovação e desenvolvimento regional que surgiram a partir da certificação do Caçapava do Sul Geoparque Mundial Unesco. A responsável pela Agência de Desenvolvimento da Unipampa Caçapava, Renata Miranda, ressaltou que o turismo ocorre de modo integrado e, portanto, o geoparque deve ser entendido com o “Portal do Pampa Gaúcho”.
O prefeito de Dom Pedrito afirmou que as intenções manifestadas durante o Pampa Summit estão em sintonia com a visão que ele tem para a região: de organização de um grande ecossistema de inovação. O município fronteiriço está nas etapas iniciais de estruturação do ecossistema de inovação “Campo do Futuro”. “O fato dessa primeira edição do Pampa Summit ocorrer dentro da Festa do Azeite de Oliva é prova de que a inovação é parte de uma vocação da região, apenas estava adormecida. Perceba que trazer a olivicultura para o Brasil, duas décadas atrás, foi uma inovação, mas só não demos esse nome na época”, afirmou.
FONTE: Clarisse de Freitas / Assessoria de Imprensa.
DATA DA POSTAGEM: 30 de novembro de 2024.
Deixe um comentário