O Município de Lavras do Sul tem como principais produtos agropecuários a soja, o milho, o trigo, o arroz, a agricultura familiar, os bovinos, ovinos, equinos e bubalinos. Tem alguns dos maiores rebanhos do Rio Grande do Sul.
O Sindicato Rural de Lavras do Sul e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lavras do Sul são as principais entidades de condução e promoção do agronegócio no município.
Com remates (leilões de gado) o ano inteiro e três escritórios de organização dos mesmos (Parceria Remates, Clínica Remates e Abascal Remates), o Parque do Sindicato Rural, localizado na saída para São Gabriel e Ibaré, é um dos locais de melhor estrutura para a realização de eventos voltados ao agronegócio lavrense.
A Ovinofest (que foi descontinuada em 2019), o Seminário O Pampa e o Gado (que já recebeu nomes como o jornalista Lasier Martins e o ex-Governador do Estado, Tarso Genro), o Rodeio Aberto do Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul (NCCCLS) e o Universo Pecuária são alguns dos grandes eventos da entidade, fundada em 27 de novembro de 1936. O atual presidente (2024) é o sr. Francisco Abascal.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) ou também Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), fundado em 4 de outubro de 1972, é uma entidade que auxilia os pequenos agricultores do município, além de oferecer vantagens aos trabalhadores rurais que se associam à entidade. O Sr. João Rui Dias Nunes é o atual presidente (2024). É associado à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS.
Alguns dados extraídos do Atlas do Espaço Rural Brasileiro, do IBGE (de 2017):
A área média dos estabelecimentos rurais é de 284,71 ha (hectares); também, de cada 1.000 ha do território lavrense, 3,39 ha sãao dos estabelecimentos rurais. Com relação aos produtores rurais, 15,92% são do sexo feminino, 16,84% tem menos de 45 anos de idade e 83,16% tem mais de 45 anos de idade. Ainda, 34,15% de pessoas estão ocupadas na agricultura familiar, em 402 estabelecimentos. E 80,4% dos estabelecimentos agropecuários apresentam vegetação natural.