CURIOSIDADES

1) Lavras do Sul surgiu a partir da formação das Missões Jesuíticas, dos tratados de fronteiras entre Portugal e Espanha, no século XVIII. A ocorrência de ouro nas terras atuais lavrenses também foi fundamental para a formação do Município.

2) O Padroeiro de Lavras do Sul, Santo Antônio (comemorado em 13 de junho), a Igreja Matriz (fundada em 1919) e o aumento do número de evangélicos e espíritas são as principais manifestações religiosas lavrenses.

3) Lavras do Sul desmembrou-se de Caçapava do Sul no dia 9 de maio de 1882, tornando-se vila. Em 1938, foi elevada à categoria de cidade. Atualmente, a superfície de Lavras do Sul é de, segundo o IBGE, 2.601 km².

4) O Ibaré (Segundo Distrito) tem cerca de 800 habitantes, localizada a 47 km do Centro de Lavras do Sul (conhecido também como Sede). É uma localidade muito simpática, rodeada de pastagens e morros.

5) Dos 7.408 habitantes, segundo o IBGE, em estimativa de 2019, 72% da população são eleitores, (de acordo com cálculos a partir de dados retirados do site do TSE). São eleitores aptos a votar, em agosto de 2020, 5.334 eleitores.

6) A agropecuária, a agricultura familiar, o turismo e o comércio são as principais atividades econômicas na atualidade lavrense.

7) A mineração gera um vasto debate no Município. Os favoráveis defendem a ideia da instalação do Projeto Fosfato Três Estradas, por conta de um possível desenvolvimento econômico amplo para Lavras do Sul. Já os contrários à mineração em Lavras do Sul defendem a preservação das paisagens da região, sendo receosos com relação à impactos ambientais, que poderiam ocorrer com a instalação da mina.

8) Lavras do Sul localiza-se a 320 km de Porto Alegre, 170 km de Santa Maria, 81 km de Bagé (maior parte deles por estrada de chão) e 64 km de Caçapava do Sul. Está, ainda, a cerca de 150 km da Fronteira com o Uruguay.

9) O ponto mais elevado de Lavras do Sul está localizado na divisa com São Gabriel (470 metros acima do nível do mar). E o ponto menos elevado (100 metros aproximadamente) está no limite com Dom Pedrito (margens do Rio Santa Maria).

10) A temperatura média anual de Lavras do Sul é de 18°C; e a média anual de chuvas, segundo o sr. Luiz Fernando Saraiva de Souza, é de 1.822 mm. Ocorre, em média, 15 geadas anuais no Município, entre maio e setembro.

11) O relevo de Lavras do Sul é composto por uma porção leste mais elevada. A porção oeste é mais plana. É um relevo típico do Pampa Gaúcho. Vale ressaltar que mais de 80% dos campos nativos lavrenses estão preservados.

12) A vegetação é típica dos Pampas, composta por gramíneas e capões de mato; exemplares de plantas típicas de outros biomas brasileiros podem ser encontrados em Lavras do Sul. Destaque também para as mais de 200 espécies de aves que já são identificadas no Município.

13) Segundo estimativas para 2019, do IBGE (publicadas pelo SEBRAE) a população urbana de Lavras do Sul é de 4.467 hab. Já 2.789 habitantes vivem na zona rural. Em 2017, eram 3.569 homens e 3.704 mulheres. A expectativa de vida, em 2010, era de 77,05 anos.

14) Lavras do Sul já chegou a ter 13.500 habitantes em 1958. A insuficiência de vagas de emprego no município gerou saída de habitantes e queda da população nas décadas seguintes.

15) A ovinocultura é uma dos principais potenciais econômicos de Lavras do Sul. O município abriga um dos 20 maiores efetivos de rebanhos de ovelhas no Brasil. Há, também, potencial para derivados, como vestuário, artesanato, pelegos (tapetes de lã ovina) e carne.

16) Três bacias hidrográficas, a do Uruguai (pelo Rio Santa Maria), do Camaquã (pelo Rio Camaquã) e do Guaíba (pelo Rio Vacacaí), nascem na região de Lavras do Sul, encontrando-se no Marco Gaúcho das Águas, localizado na Meia-Lua.

17) Lavras do Sul faz divisa com sete municípios: Bagé (sudeste e sul), Dom Pedrito (sul, sudoeste e oeste), São Gabriel (oeste, noroeste e norte), Santa Margarida do Sul, Vila Nova do Sul e São Sepé (norte), Caçapava do Sul (nordeste, leste e sudeste).

18) A Praia do Paredão é um símbolo natural lavrense. As águas dividem, por cerca de 100 metros, a faixa de areia de um cerro de média elevação, que forma uma espécie de parede, daí o nome do balneário. Possui um camping, com estrutura para o lazer. Tem grande movimento no verão.

19) Mesmo sendo uma cidade de pequeno porte, Lavras do Sul tem vários eventos ao longo do ano. Os principais: Carnaval, Torneio InterBlocos, ExpoLavras, Semana Farroupilha, OuroDança e FELAIC.

20) Lavras possui mais de 200 estabelecimentos comerciais, com diversos serviços, que atendem às necessidades básicas dos habitantes.

21) Atualmente, Lavras do Sul tem dois CTG’s (Querência das Lavras e Marco das Águas) e mais de 20 Piquetes Tradicionalistas.

22) A ERS-357 é a principal ligação de Lavras do Sul com o resto do Estado. Sua extensão total é de 90 km (61 km de asfalto e 29 km por terra, no caminho para Bagé). O asfaltamento deste trecho de 29 km, junto com a RSC-473, é um sonho antigo da região.

23) Os principais produtos agropecuários de Lavras do Sul são: bovinos, ovinos, equinos; laranja, figo, tangerina, uva; arroz, milho e soja.

24) Atividade cultural crescente nos últimos anos no Município, a dança reúne e integra os jovens na sociedade. Todos os grupos de dança lavrenses tem seu destaque, sejam eles tradicionalistas, de danças urbanas ou infantis, entre outros.

25) O Clube Comercial, localizado no centro da cidade, foi inaugurado em março de 1910 e é o mais tradicional clube da cidade.

26) Com estilo português e barroco, a arquitetura de Lavras do Sul faz ter um belo passeio histórico para os visitantes (e, também, para os moradores).

27) Lavras do Sul faz parte do Território do Alto Camaquã e da Região Turística do Pampa Gaúcho, devido aos seus potenciais.

28) O Carnaval de Lavras do Sul é celebrado há mais de cem anos, é a maior festa do Município e a mais popular, levando um enorme público às ruas do centro da cidade durante as cinco noites de folia.

29) Os mais tradicionais blocos carnavalescos de Lavras do Sul são o Grupo dos Relaxados (fundação em 1930) e VG – Vai de Qualquer Geito (primeiro Carnaval em 1938).

30) A primeira Rainha do Carnaval de Lavras do Sul foi Horizontina Pergentina de Souza Chiappetta, escolhida em 1917.

31) Paulo José Gómez de Souza, nascido em 20 de março de 1937, em Lavras do Sul, e falecido em 11 de agosto de 2021, no Rio de Janeiro, é um dos maiores nomes da cena artística brasileira. Desenvolveu um vasto trabalho na cultura do nosso país, em filmes, teatro, comerciais e TV.

32) O Município de Lavras do Sul, com 2.601 km² , é o maior em extensão territorial com menos de 10 mil habitantes no Rio Grande do Sul na atualidade. Além disso, é o 22° município mais extenso do Estado e seu território é mais de cinco vezes maior do que a área de Porto Alegre, que é de 496 km².

Site didático e de pesquisa sobre Lavras do Sul/RS e Pampa Gaúcho