GEOGRAFIA

Localizado na Microrregião da Campanha Meridional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município gaúcho de Lavras do Sul, emancipado de Caçapava do Sul no dia 09 de maio de 1822, é o maior do Rio Grande do Sul em superfície com menos de dez mil habitantes (2.601 km² e uma população de 7.401 pessoas, segundo estimativa do IBGE para 2021). Está localizado entre Caçapava do Sul (ao norte) e Bagé (ao sul), além de fazer limites com Dom Pedrito, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, Vila Nova do Sul e São Sepé, formando mais de 400 km de perímetro municipal. Possui dois distritos: Sede (onde se situa a zona urbana) e Ibaré (que está a 47 km da Sede e é conhecido também como o Segundo Distrito).

Fica distante 320 km da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, além de 81 km de Bagé, 64 km de Caçapava do Sul, 170 km de Santa Maria e a 130 km da fronteira com o Uruguai.

No município, mais precisamente nas regiões de limite com Caçapava do Sul, Bagé e Dom Pedrito, estão as nascentes formadoras do Rio Camaquã. Possui uma grande riqueza hidrográfica, geológica e mineral, com seus acidentes geográficos sendo objetos de estudos de pesquisadores de várias partes do Brasil e do Mundo. As paisagens, típicas do Pampa Gaúcho, são peculiares, onde encontramos tabuleiros extensos, morros arredondados, coxilhas e, nas regiões mais distantes da sede municipal, banhados e planícies. Há a ocorrência de pequenas serras, como a da Mantiqueira e a do Ibaré, resultantes dos dobramentos antigos e da formação do planalto Sul-Rio-grandense.

A vegetação é diversa e variada. Há espécies nativas e de outras regiões espalhadas pelo território lavrense. A fauna é ampla: há o registro de, pelo menos, 200 espécies de aves no município, podendo haver bem mais. Além disso, grupos de animais como mamíferos, anfíbios, répteis e insetos também são encontradas em Lavras do Sul.

A hidrografia lavrense tem como símbolo o fato de o Município (região da Meia Lua, divisa com São Gabriel) ser o divisor de águas de três Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul: Guaíba, Atlântico Sul e Santa Maria / Uruguai). O Marco Gaúcho das Águas foi construído em 2004 pelo Governo Estadual para simbolizar a união das Bacias gaúchas.

O clima de Lavras do Sul apresenta temperatura média de 12°C no inverno e 24°C no verão (a média anual é de 18°C). Cerca de 1.200 a 1.500 mm de chuva são registrados em média todos os anos, segundo o sr. Luiz Fernando Saraiva de Souza, monitor oficial da pluviosidade no município. Podem ocorrer cerca de 15 a 30 geadas durante os meses mais frios. Não há estações meteorológicas oficiais em Lavras do Sul, mas a Rádio Pepita FM informa constantemente os dados de temperatura durante sua programação. O relógio do Banco Sicredi, na Praça das Bandeiras, é outra fonte de informações sobre as temperaturas em tempo real.

Lavras do Sul apresenta um grande potencial turístico. Além dos turistas que possuem familiares na cidade, há uma grande movimentação de pessoas de cidades vizinhas e de outros locais do Estado e do País, sobretudo nos meses de verão, com o objetivo de acampar no Balneário do Paredão ou de passar o Carnaval e as férias de verão na cidade.

Por conta da pandemia do covid-19, o Carnaval tradicional de Lavras do Sul não foi realizado em 2021 e 2022. Porém, há a expectativa de uma retomada do evento para o próximo ano. Centenários, os festejos carnavalescos de Lavras do Sul são um dos maiores do interior brasileiro e com a presença de mais de 15 entidades e milhares de pessoas por noite, em um ambiente familiar e hospitaleiro.

Site didático e de pesquisa sobre Lavras do Sul/RS e Pampa Gaúcho