Religião
A população do município é predominantemente católica, mas existem significativas comunidades de evangélicos e espíritas kardecistas. O padroeiro da cidade é Santo Antônio, comemorado em 13 de junho (feriado municipal). Nesta data, quermesses são realizadas, em estilo caipira, cultivando a tradição do Santo Padroeiro. O principal templo religioso da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Foi inaugurada em 1919, passou por diversas reformas, como as recentes, 2012 e em 2022/2023. Atualmente, apresenta tons em azul e amarelo. Localiza-se junto à Praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto. Atualmente (2024), a Paróquia Santo Antônio está sendo administrada pelas irmãs Franciscanas e tem os padres apoiadores, que visitam a cidade a cada quinze para dias celebrar as missa nos finais de semana e realizações dos Sacramentos. A Paróquia Santo Antônio realiza diversas atividades e tem um grupo de jovens, fundado na década de 2020.
Nos anos 2000, as igrejas evangélicas tiveram um crescimento bastante significativo, sobretudo na sede municipal. Podemos encontrar várias igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais espalhadas pela zona urbana, entre elas: Testemunhas de Jeová, Adventista, Universal do Reino de Deus, Assembleia de Deus, Internacional da Graça de Deus, a do Evangelho Maranata e a do Evangelho Quadrangular. Diversos cultos são realizados diariamente nos templos, ao som de música gospel e hinos de louvor. Há também a presença de grupos específicos nas congregações, como a banda Gospel local Hebrom, a União da Mocidade de Assembleia de Deus de Lavras do Sul (UMADLS), a Força Jovem Universal (FJU).
O Espiritismo também é bastante praticado pelos lavrenses. Mais de 4% da população é adepta da doutrina espírita. Os principais locais para as palestras são o Grupo Espírita Allan Kardec (GEAK) e o Lar Espírita Joanna de Angelis, ambas no centro da cidade. Periodicamente diversos palestrantes da região e de outros locais vêm participar dos eventos realizados pela instituição. Desde 2021, as palestras também são realizadas pela internet, nas páginas do Facebook das duas entidades, que também realizam atividades de brechó (venda de roupas com preços acessíveis).
Saúde
A cidade dispõe de um hospital (Fundação Hospitalar Dr.Honor Teixeira da Costa, com 24 leitos hospitalares, 23 deles pelo Sistema Único de Saúde – SUS – e um não SUS) e algumas unidades básicas de saúde (UBS), que são a UBS Central – na Rua Dr. Pires Porto -, a UBS Olaria, a UBS Promorar e a UBS Ibaré.
O hospital (Fundação Médico-Hospitalar Dr. Honor Teixeira da Costa) tem uma estrutura básica para atendimento, mas recebeu algumas melhorias nos últimos anos, como pintura, reformas e aquisição de equipamentos.
Segundo dados de 2023 do Ministério da Saúde – Departamento de Informática do SUS (DATASUS), ocorreram no Hospital 345 internações. Também foram registrados 19 óbitos, com uma taxa de mortalidade de Há o trabalho comunitário por parte de agentes de saúde, que realizam assistência a gestantes, nutrição das crianças, saúde preventiva e proteção contra doenças diversas. Desde 2011, atuam ambulâncias do Sistema de Atendimento Móvel de urgência (SAMU) na cidade. Em 2016, a Prefeitura de Lavras do Sul adquiriu uma UTI Móvel.
A esperança de vida ao nascer dos lavrenses é, segundo o IBGE, com dados de 2010, de 77,05 anos (em 2000, era 71,13 anos). Serão atualizados em breve os dados deste indicador referentes ao Censo Demográfico 2022.
Recentemente influenciando no cotidiano das pessoas ao redor do mundo – desde 31 de dezembro de 2019 -, o Covid-19 teve seus primeiros casos registrados no município em maio de 2020. Foi um período difícil para Lavras do Sul, que não pode realizar grandes eventos por mais de um ano.
Em 21 de janeiro de 2021, a enfermeira Dayse Nanci Teixeira D’Avila foi a primeira lavrense a ser vacinada contra a doença. Meses mais tarde, o menino Arthur Monteiro foi a primeira criança a receber a vacina. Atualmente (2024), a doença está controlada, após uma grande mobilização de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, embora ocorram ainda pequenos surtos, com alguns casos isolados. Segundo dados de 03/01/2023, 85,2 da população total de Lavras do Sul estava com o esquema vacinal completo. Também, segundo a mesma fonte, foram distribuídas 21.549 doses da vacina.
Educação
A taxa de escolarização de Lavras do Sul (6 a 14 anos de idade), em 2010, era de 98,5% (1288º no país e 205º lugar no RS).
Segundo dados de 2021, a educação de Lavras do Sul é composta da seguinte forma:
– Matrículas no ensino fundamental: 883;
– Matrículas no ensino médio: 221;
– Docentes no ensino fundamental: 66;
– Docentes no ensino médio: 21;
– Número de estabelecimentos de ensino fundamental: 8;
– Número de estabelecimentos de ensino médio: 1;
– Número de estabelecimentos de ensino superior: 2;
– Número de estabelecimentos de educação especial: 2.