
Para se chegar a Lavras do Sul, existem duas vias principais, de Porto Alegre (totalmente asfaltada) e de Bagé (por estrada de chão, a partir do entroncamento de uma das entradas de Bagé com a BR-293).
De Porto Alegre e outras regiões do Estado e do país, são três vias principais: a BR-290 (pista dupla nos 12 primeiros quilômetros e pista simples, a partir do km 112, com asfalto, mas buracos e desníveis em alguns trechos, até o trevo para Caçapava do Sul – km 334). Depois, 15 km pela BR-392 até entrar em Caçapava do Sul e seguir as sinalizações para Lavras do Sul; e, depois, a ERS-357, asfaltada em 1990 e batizada de Rodovia João Francisco da Cunha Franco. São 64 km até o centro de Lavras do Sul. A média de quilometragem entre Porto Alegre e Lavras do Sul é de 320 km. O tempo médio de viagem, em 2021, é de quatro horas e meia (veículos de passeio) e de cinco horas e meia a seis horas (de caminhão ou ônibus).
Geralmente denominada como “Rodovia Bagé – Lavras do Sul”, na verdade liga Bagé a São Gabriel, passando pelo interior de Dom Pedrito e Lavras do Sul. Isto porque, entre a Localidade do Tabuleiro até a entrada de Lavras do Sul, há a continuação da ERS-357 (trecho não asfaltado de 27 km). A duração do trajeto é, para carros e ônibus, entre 1h45min e 2h30min e requer cuidados dos motoristas, além de não ser recomendado o tráfego em dias de chuva (enquanto a rodovia não ter seu asfaltamento concluído).
Há também um trecho ferroviário de 80 km em Lavras do Sul, pertencente à linha Cacequi-Pelotas, atualmente desativada. Apenas trens de carga circulam eventualmente na via. É uma atração turística para moradores e visitantes do Ibaré e serve de cenário para ensaios fotográficos.
Em 1992, foi instalado um aeroporto de pequeno porte no município, na saída para São Gabriel e Ibaré. Nos últimos anos, o local passou a ser utilizado para eventos de motociclismo (“Veloterra”).
Na atualidade, os aplicativos de mobilidade urbana são bastante usados em Lavras do Sul. Ao todo, são, em dezembro de 2021, quatro empresas oferecendo o serviço. Além disso, há pelo menos 10 táxis na cidade, em pontos do centro da cidade.