Na manhã deste domingo, 14 de dezembro, Lavras do Sul viveu um momento histórico para o tradicionalismo local. Durante o Encontro de Patrões da 18ª Região Tradicionalista, realizado na sede do CTG Marco das Águas, foi definida a cidade que sediará o Acendimento da Chama Crioula em 2026. Em votação entre os representantes das entidades tradicionalistas, Lavras do Sul foi escolhida, concorrendo com o município de Rosário do Sul.
Antes da votação, o prefeito Renan Delabary apresentou aos patrões da 18ª RT as potencialidades de Lavras do Sul, destacando a infraestrutura, a capacidade de acolhimento e as ideias que irão nortear a recepção dos cavalarianos e das delegações que participarão do evento. Na ocasião, também foi exibido um vídeo institucional produzido por João Severo, assessor de comunicação, em parceria com o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Paulo Sérgio Marques Corrêa, reforçando a identidade, a tradição e a história do município.
Estiveram presentes no encontro o prefeito Renan Delabary, o vice-prefeito Vitor Soares, o secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Paulo Sérgio Marques Corrêa, representantes do grupo de cavalarianos lavrenses que articulam a busca da Chama Crioula, além dos representantes e anfitriões do CTG Marco das Águas e das entidades tradicionalistas da 18ª Região Tradicionalista.
A escolha de Lavras do Sul como sede do Acendimento da Chama Crioula 2026 marca um novo capítulo para o tradicionalismo lavrense, que já inicia sua preparação para os eventos que ocorrerão em agosto de 2026. O Governo Municipal expressa sua gratidão a todas as entidades que, por meio do voto, confiaram em Lavras do Sul e escolheram a Terra do Ouro para sediar este momento tão simbólico da cultura gaúcha.
FONTE DAS INFORMAÇÕES E DAS IMAGEM: Prefeitura de Lavras do Sul/RS – Facebook.