Clique nas fotos abaixo e conheça mais sobre o Ibaré, esta simpática localidade lavrense.









O Ibaré, com cerca de 3 km² de área urbana, localiza-se a 47 km do centro de Lavras do Sul, via estradas de chão. Mesmo assim, vale a pena fazer uma visita a esta simpática localidades lavrense.
Há 25 anos (completos em 2025), realiza sua Semana Farroupilha local, após à da Sede Municipal, na semana seguinte, o que faz de Lavras do Sul um município com duas Semanas Farroupilhas em seu território, uma característica rara no Rio Grande do Sul.
Em seu entorno, apresenta a Serra do Ibaré (também denominada Serra dos Marques), no limite com São Gabriel, com altitudes acima de 400 m.O trecho urbano do Ibaré apresenta uma ferrovia, pouco utilizada - apenas para transportes de cargas, atualmente -, pertencente ao trecho Cacequi-Pelotas, com 80 km de extensão no território lavrense.
O Segundo Distrito tem alguns pontos de referência, entre eles o Centro Comunitário, a Quadra de Esportes, uma estrutura em forma de silo (armazenamento de grãos), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Odessa Petrarca e o Arroio Jaguari, que percorre o Ibaré. O Curral de Pedras (ponto histórico lavrense, situa-se mais ao interior do Segundo Distrito, assim como plantações de arroz e os terrenos mais baixos de Lavras do Sul (conhecidos como "Fundo"). No limite com Dom Pedrito, às margens do Rio Santa Maria - que apresenta diversas curvas de trajetória do rio, os chamados meandros - e junto às terras de Rosário do Sul e São Gabriel, estão, em 2025 e em fase de construção, as Barragens de Jaguari e Taquarembó em meio à disputas judiciais e de liberação da obra.
Dados do Ibaré, segundo o Censo Demográfico IBGE 2022- População: 687 habitantes
- Área: 1.241,69 km²
- Densidade demográfica: 0,55 hab/km²
- Cor ou raça: Branca = 466 pessoas; Pretos = 57; Pardos = 162
- População urbana: 197 (28,68%)
- População rural: 490 (71,32%)
- Taxa de alfabetização: 92,73%
- Por sexo: 271 mulheres (39,56%) e 414 homens (60,44%)