AGROPECUÁRIA



Gado para comercialização em evento dos anos 2000 - FOTO: Murilo de Carvalho Góes

Nesta seção, vamos localizar Lavras do Sul/RS e mostrar dados básicos do município.

O Município de Lavras do Sul tem como principais produtos agropecuários a soja, o milho, o trigo, o arroz, a agricultura familiar, os bovinos, ovinos e equinos. Tem alguns dos maiores rebanhos do Rio Grande do Sul.

O Sindicato Rural de Lavras do Sul e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lavras do Sul são as principais entidades de condução e promoção do agronegócio no município.

Com remates (leilões de gado) o ano inteiro e três escritórios de organização dos mesmos (Parceria Remates, Clínica Remates e Abascal Remates), o Parque do Sindicato Rural, localizado na saída para São Gabriel e Ibaré, é um dos locais de melhor estrutura para a realização de eventos voltados ao agronegócio lavrense.

A Ovinofest, o Seminário O Pampa e o Gado (que já recebeu nomes como o jornalista Lasier Martins e o ex-Governador do Estado, Tarso Genro), o Rodeio Aberto do Núcleo dos Criadores de Cavalos Crioulos de Lavras do Sul (NCCCLS) e o Universo Pecuária são alguns dos grandes eventos da entidade, fundada em 27 de novembro de 1936. O atual presidente (2024) é o sr. Francisco Abascal.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) ou também Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), fundado em 4 de outubro de 1972, é uma entidade que auxilia os pequenos agricultores do município, além de oferecer vantagens aos trabalhadores rurais que se associam à entidade. O Sr. João Rui Dias Nunes é o atual presidente (2024). É associado à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – FETAG-RS.

Universo Pecuária. Com atividades que debatem as novas tendências da Pecuária nacional, além de seu uso sustentável, o evento, idealizado pelo Serviço de Inteligência do Agronegócio (SIA) e Sindicato Rural de Lavras do Sul, já foi realizado duas vezes (novembro de 2022 e outubro e novembro de 2024), movimentando Lavras do Sul com a presença de diversas personalidades do agronegócio e atrações rurais e culturais. Segundo a organização dos evento, o Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo recebeu mais de 15 mil pessoas nos seis dias da edição de 2024. (Site oficial do evento)

Efetivos dos Rebanhos Pecuários de Lavras do Sul/RS ao longo dos anos - FONTE: Pesquisa Pecuária Municipal / IBGE

Produção agrícola

Em 2023, a área colhida de soja em Lavras do Sul foi de 45.000 ha (em 1990, eram apenas 1.500 ha). Em 2021, o município produziu 113.400 toneladas do produto.

Em 2024, algumas culturas agrícolas acabaram tendo produção restrita, como a cevada, o amendoim (50 mil reais em valor da produção em 2010).

Produtos agrícolas que tem ou já tiveram produção e plantações no território lavrense são os seguintes, por exemplo: alho, amendoim, arroz, aveia, batata, feijão, mandioca, lã, laranja, figo, leite, maçã, cebola, limão, tomate, trigo, uva, pêssego, linho, mamona, milho, ovos, mel, melancia, pêra e outros.

Mais informações no site AGROLINK.

Presença de Lavras do Sul na Expointer

A Expointer, considerada a maior feira de agronegócio da América Latina, realizada todos os anos em Esteio, na Grande Porto egre, entre agosto e setembro, teve várias participações de lavrenses em atividades diversas.

Na sequência, listaremos alguns fatos da presença lavrense na história do evento.

  • 2004: O ginete lavrense Gustavo Delabary, com LS Balaqueiro, conquistou o Freio de Ouro, o maior evento do Cavalo Crioulo no Brasil;
  • 2008: Cabanha de ovinos da raça Corriedale, localizada no Ibaré, esteve presente, nesta e em outras edições;
  • 2008: A empresária Regina Fernandes e a extensionista rural Mariluce Chagas, foram homenageada com o troféu Pioneirismo Rural, graças ao trabalho com a Agroindústria Sabor da Terra, de Lavras do Sul;
  • 2009: Desfile de moda de lã ovina com peças da Tecelagem Lavrense e modelos lavrenses;
  • 2010: O touro charolês Runo do Jardim, de 1.265 kg, foi o animal mais pesado da feira, pertencendo a Renan Mallmann de Oliveira, da Cabanha Jardim, de Lavras do Sul;
  • 2015: O Sindicato dos Trabalhadores Rurais passa a organizar excursões para o evento, saindo de Lavras, visitando a feira, e retornando ao município no mesmo dia.
  • 2022 e 2023: Presença de estandes de divulgação e representação do Universo Pecuária, grande evento sobre pecuária nacional em Lavras do Sul.
Ao longo dos anos, ainda, os ex-prefeitos Alfredo Borges (2013) e Sávio Prestes (2017 e 2020) visitaram a feira. Também, estandes com a participação da Alianza Del Pastizal e Sindicato Rural de Lavras do Sul, bem como de artesanato (Tecelagem Lavrense) marcaram presença na Feira. As principais cabanhas de Cavalos Crioulos e representantes de estâncias criadoras de bovinos e ovinos lavrenses também já participaram e fazem parte da história da participação lavrense na feira.

ATUALIZADO EM: 18/9/2025


2007-2026: Murilo de Carvalho Góes - Uso livre dos conteúdos mediante citação do autor/fonte