Festa centenária e tradicional de Lavras do Sul que mobiliza toda a comunidade e atrai milhares de turistas de vários lugares em cinco noites de folia e diversas atividades, nas ruas centrais e nas sedes dos blocos. É um dos maiores carnavais do interior do Rio Grande do Sul.
As mais diversas tradições aconteceram e acontecem na história do Carnaval Lavrense – “voltinha do Clube Comercial” no passado, e a escolha da Corte dos Soberanos, no presente.
Os blocos carnavalescos abrilhantam a folia lavrense. O quase centenário Grupo dos Relaxados (1930, o bloco de salão mais antigo do Brasil), o Vae de Qualquer Geito (VG, com seu primeiro carnaval em 1938) fazem uma tradicional e saudável rivalidade. Outros blocos de destaque são: Vira Lata (fundado em 1980), Os Bartira (anos 1990), Escola de Samba Pérola Negra (2013), Turma do Nenê (anos 2000), Baita Fogo (2003), Os Tchurulys (anos 2010), Fala Tu Que Eu Tô Cansado (2024).
A Rádio Galocha, do VG, e a passeata do Grupo dos Relaxados, ambas na terça de carnaval, são quadros de irreverência e sátira dos fatos ocorridos em Lavras do Sul no ano.